Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes; Contabilidade voltada para a gestão da entidade (seja empresa, igrejas, associações, autônomos…);
Elaboração do Caderno Contábil, configurável conforme as necessidades do usuário. O Caderno Contábil, é um livro elaborado mensalmente, seguindo os padrões de qualidade modernos, com as seguintes características:
Elaboração mensal;
É composto basicamente de:
- Capa do caderno padronizada;
- Correspondência aos Sócios/Conselho/Diretoria/Comissão de Exame de Contas, conforme a estrutura e tipo de entidade, tecendo informações do caderno;
- Parecer do Conselho/Diretoria/Comissão de Exame de Contas, onde depois de apreciar a documentação é assinada pelos conselheiros, diretores e membros da comissão de exame de contas, conforme a estrutura da entidade;
- Relação sequencial dos relatórios constantes no Caderno Contábil;
- Demonstrativo Financeiro – DF (Fluxo de Caixa) – visualiza-se o saldo anterior em caixa e bancos, a movimentação do período, receitas, despesas, adiantamentos, aquisições para permanente e o saldo que ficou em caixa e bancos para o mês seguinte;
- Balanço Patrimonial – BP- onde é apresentado de forma resumida a situação patrimonial da entidade, seus bens e direitos (ativo), suas obrigações (passivo) e o patrimônio líquido;
- Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE. Representação do resultado das operações (receitas menos despesas e custos) da entidade referentes ao exercício. Normalmente é elaborada em duas colunas, numa coluna é demonstrado o resultado do mês e na outra o acumulado do exercício;
- Balancete completo do ativo, passivo e das receitas e despesas em 4 (quatro) colunas, sendo: saldo anterior de cada conta, movimentação no mês a débito e a crédito e o saldo atual. É possível inclusive a verificação individualizada das receitas, despesas e custos;
- Gráfico comparativo de movimentação mensal. O mais usual é o comparativo de despesas, receitas e aquisições para permanente. É utilizado para verificação visual da movimentação da entidade nos últimos meses;
- Conciliação(ões) bancária(s). Sincronização da(s) conta(s) bancária(s) com a contabilidade, onde consta, por exemplo, os cheques emitidos e não considerados pelo(s) banco(s). Na folha seguinte do Caderno Contábil é encadernado os Extratos bancários para conferência;
- Crítica de Lançamentos. No caso da entidade optar pelo Caderno Contábil completo, após as Conciliações Bancárias é emitido o diário ou crítica de lançamentos onde após cada folha com os lançamentos do dia serão também encadernados os documentos que deram origem a tais lançamentos, facilitando assim a conferência e verificação de lançamentos X documentos. Leva-se em conta, logicamente, o volume da documentação mensal da entidade. Para as entidades com grande movimentação constam no caderno os relatórios, sendo que os documentos são devidamente arquivados separadamente;
Podem ser gerados ainda relatórios gerenciais com verificação por centros de custos ou atividades, índices financeiros como: participação de capitais de terceiros, composição do endividamento, imobilização do patrimônio líquido, liquidez geral, liquidez corrente, liquidez seca, giro do ativo, margem líquida, rentabilidade do ativo e do patrimônio líquido, prazo médio de recebimento de vendas, compras e renovação dos estoques; relatórios diversos em moeda forte ou índices estabelecidos pela entidade.
Confecção de relatórios avulsos para serem apresentado aos sócios, diretores, administradores, empregados, etc., publicação nos jornais ou outra forma de divulgação que a entidade tiver necessidade;
Elaboração de orçamentos e projeções das receitas, despesas e custos;
Elaboração de Fluxos de Caixa inclusive com projeções e simulações de situações alternativas, importantíssimo para verificação de caixa a curto e longo prazo ou para projetos específicos; Emissão de balancetes consolidados, não só de matriz e filial, mas inclusive de empresas diferentes do mesmo grupo.
Confecção do livro Diário. Principal livro de escrituração contábil, pois ele registra todas as operações, dia a dia, que envolveram o patrimônio da entidade no decorrer de um período – atos ou operações da atividade, que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da entidade;
Confecção do livro Razão nos padrões exigidos pela legislação.
Atendimento das demais exigências previstas na legislação, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização da área contábil.